sexta-feira, 3 de junho de 2011

O PERFIL DO MARIDO IDEAL

Oi, Gente! :-)

Tem um tempão que eu não posto nada, né? O motivo disso é que eu estava me sentindo muuuito desmotivada, pois só tinha o meu namorado de seguidor. Agora, como tenho mais 3 (GLÓRIA A DEUS!), minha motivação voltou. Então, aí vai a última postagem prometida:

Textos:

“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja: sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos."


"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém aborrece a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo."

"Por isso deixará o homem o seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério: digo-o, porém, respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”

Efésios 05:23 a 33.

“E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Elizeu, dizendo:
Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor, a levar-me os meus dois filhos para serem servos”. II Reis 04:01.

Introdução

Quando o marido compreende, aceita e vive os princípios de Deus que foram estabelecidos na palavra do próprio Deus, relacionados com os seus deveres dentro do lar, a família passa a experimentar as bênçãos da provisão, proteção e direção do Espírito Santo.

I-Olhando para Jesus


“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e
assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebreus 12:02

1. Nosso exemplo de confiança em Deus;

2. Nosso exemplo de dedicação à vontade de Deus;

3. Nosso exemplo de oração;

4. Nosso exemplo de vencer as tentações e os sofrimentos;

5. Nosso exemplo de perseverança e lealdade ao Pai;

6. Nosso exemplo de amor, graça, misericórdia e auxílio.

II-Os deveres do marido

O QUE DEUS ESPERA DO HOMEM, COMO MARIDO?

“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja: sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborrece a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo.

"Por isso deixará o homem o seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério: digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” Efésios 05:23 a 33

1. O marido como salvador

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos”. João 15:13

Jesus Cristo sofreu a ponto de sacrificar-se e dar a sua vida por sua igreja amada. O marido deve aprender, na experiência diária a manifestar o amor sacrificial (ÁGAPE) pela esposa. Isto o marido fará negando-se a si mesmo em muitas ocasiões, para suprir as necessidades legítimas da esposa. Deve sacrificar seus direitos, esvaziando-se de si mesmo, como Cristo se esvaziou, deixando a cruz operar no seu ego todos os dias. Isto é dar a vida pela esposa. Assim agindo, ele estará trazendo para sua esposa a ajuda, a força e a
autoridade que ela necessita.

2. O marido como santificador

A santificação é obra do Espírito Santo, mas também não há dúvida que o Espírito Santo usa o marido para santificar sua esposa.
“Para a santificar, purificando-a como a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem
coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”. Efésios 05:26 e 27

Estes versículos mencionam uma comparação de Cristo com o marido. O marido deve santificar a esposa, apresentá-la santa e sem defeito, tendo um sincero interesse pelo crescimento espiritual dela.
O marido cristão estará ajudando sua esposa a ser santa diante do Senhor, ele irá interceder por ela e com ela, ensinar-lhe as verdades da Palavra, assim ele a abençoará.

Não devem haver diferenças acentuadas entre marido e mulher. Se o marido perceber essas diferenças, ele próprio deve ajudá-la, pois esta é uma função do marido e não do pastor.

3. O marido como senhor
Jesus como Senhor e protetor da Igreja, a está guardando dos ataques inimigos, do mesmo modo o marido é responsável por guardar e proteger sua esposa de vários ataques espirituais, físicos e emocionais. O marido é o senhor do castelo onde habita sua família. Protegendo sua esposa de muitas ansiedades, o marido transmite a ela paz e segurança.

Por exemplo: Uma das áreas básicas em que a mulher recebe proteção é na área das necessidades econômicas. Foi dito ao homem, e não à mulher, que deveria com o suor do rosto comer o seu pão. Ele é o provedor, embora hoje muitas esposas trabalhem.

4. O marido como cabeça


Este é um título que agrada muito ao homem, pois o coloca “por cima”. No entanto, este é um agrado “segundo a carne”, pois jamais Deus quis designar o homem para que fosse um déspota ou um tirano dentro do lar.
A posição de liderança na qual Deus colocou o homem, na realidade, só poderá ser corretamente exercida quando o homem for submisso à autoridade de Cristo (Cristo é o cabeça de todo homem).
“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”. I Coríntios 11:03.

Só sabe mandar quem é submisso; só quando o marido vive debaixo da autoridade de Cristo é que ele se torna capaz de ser um canal de autoridade e mente de Cristo para a família. Esta autoridade deverá ser sempre exercida com humildade.
“Aquele que é maior dentre vós seja servo de todos”. O marido deve ser exemplo de servo. Como cabeça o marido deve dar direção à esposa (ele te governará).

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele
te dominará”. Gênesis 03:16.

O propósito desta autoridade é o de revelar e expressar uma vontade de Deus para a família. Se o marido vai falar em nome de Jesus a sua esposa ele terá primeiro que desistir de sua própria vontade. Ela, por sua vez, deve reconhecer que a última palavra caberá ao marido, pois ele é o cabeça do lar e o Senhor irá guiá-lo nas decisões finais.
É obvio que Deus poderá usar a mulher para trazer uma orientação nesta ou naquela área. Na verdade, quando ambos estão submissos a Cristo terão sempre a decisão do Senhor Jesus em suas vidas.

5. O marido como amante

“Aquele que ama”.

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas”. Colossenses 03:19.

“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra
à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça davida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.
I Pedro 03:07.

Tratamento de amargura fere muito as mulheres. É uma atitude capaz de destruir casamentos outrora felizes. Muitos homens são gentis e corteses com as mulheres dos outros, porém, com as suas, agem como brutos e não são capazes de dizer-lhes uma palavra de carinho e/ ou reconhecimento.

Leia com atenção:
Assim devem os maridos amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porquenunca ninguém aborrece a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Efésios 05:28 e 29.

Esta passagem da Bíblia mostra uma maneira prática de como o marido deve amar sua esposa como ao seu próprio corpo. O homem satisfaz suas necessidades físicas comendo, bebendo, relacionando-se sexualmente, banhando- se, arrumando-se bem, etc. Do mesmo modo ele deve proporcionar satisfação à sua esposa colocando em primeiro lugar as necessidades dela. As mulheres “adoram” um marido cavalheiro.

O casamento possui como base a estima mútua, a consideração e a cortesia. O homem e a mulher possuem necessidades diferentes. A mulher possui necessidade de ouvir declarações de amor do marido, ela precisa de carinhos constantes, compensação, ternura; tudo isso a fará protegida e amada.

O amor deve ser cultivado todos os dias, os pequeninos gestos de amor diário ajudarão a manter sempre acesa a chama do amor conjugal e aumentarão a felicidade do casal. A mulher perceberá que o marido realmente a ama com o amor de Deus, sentirá que não é apenas “mulher-objeto” e, em resposta a este
amor do marido irá dar-se plenamente a ele. Como decorrência disto a vida sexual do casal será plenamente satisfatória; experimentarão assim, na experiência a dois, a vida abundante que Cristo falou.

III-Responsabilidade do marido: AMOR

Esta é a segunda responsabilidade do marido no casamento.

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Efésios 05:25

Obs: O Senhor deu o que havia de mais precioso, a vida, por você e pela Igreja.
Nota: Você está disposto a dar sua vida pela sua esposa? Vale à pena? A decisão é sua! Cristo amou sem ser amado, sacrificialmente, com propósito, voluntariamente e amou totalmente.

IV-Como amar?

“Como a seus próprios corpos”

“Assim devem os maridos amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”.
Efésios 05:28

“Alimentar” e “Cuidar”
“Porque nunca ninguém aborrece a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja”; Efésios 05:29

Com discernimento, tendo consideração e com dignidade.
“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coherdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. I Pedro 03:07

V-Atitudes que demonstram, incentivam e desenvolvem o amor

A esposa tem necessidades que só podem ser supridas pelo marido. Passe tempo com sua esposa, desenvolva maneiras criativas para demonstrar que ela é importante para você.Valorize sua esposa mostrando que você dispensou algo importante só para lhe fazer companhia.

Nota:

• Dê-lhe um botão de rosa, mesmo que seja um simples presente;
• Faça questão de trazer-lhe um chocolate, etc.;
• Ao sair para o trabalho dê-lhe um beijo apaixonado;
• Ao chegar dê-lhe outro beijo, mostre sua felicidade;
• Mostre sua preocupação pela vida de sua esposa;
• Elogie-a sempre, diga que ela é bonita e atraente a seus olhos e desejos, etc.

Meu irmão me responda quem vai sair ganhando com isso? Com certeza só você terá retorno e a colheita farta do amor da sua princesa.

“Cofe. Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também
seu marido, que a louva, dizendo:
Rexe. Muitas filhas obraram virtuosamente; mas tu a todas és superior.
Chim. Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao
Senhor, essa será louvada.
Tau. Daí-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.”
Provérbios 31:28 a 31

Nota: Cabe a você marido, ser sensível a todas as preocupações de sua
esposa, e descobrir quais lhe abatem, pois ela confiará a você todo o sentimento do coração.

Para Meditar:
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Filipenses 04:19

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. I Timóteo 06:09

“E eu disse: Que é isto? E ele disse: Isto é um efa que sai. Mais disse: Esta é a semelhança deles em toda a terra." Mateus 05:06

Nota: Mostrar-lhe boas maneiras tanto no lar quanto em público.

Devemos lembrar do aniversário, e datas importantes, pois fazem parte da sobrevivência do casamento. O bom esposo deve auxiliar sua esposa em serviços caseiros, sem que seja necessário ela pedir, deve viver lado a lado da mulher amada.

VI-O marido dando segurança à sua esposa

“Marido de uma só mulher”.
“Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem seus filhos e suas próprias casas”. I Timóteo 03:12

_ Sempre fale a verdade;

_ Faça sua esposa sentir que faz parte de sua vida;

_ Seja perceptível ao exterior de sua esposa.

Nota: A mulher precisa estar sempre bem produzida, se fez em casa ou foi ao
cabeleireiro não importa. A mulher precisa comprar roupas, perfumes, etc., mas para isso ela também precisa de dinheiro. Meu irmão, se você descuidar desta área de sua esposa, só as outras mulheres ficarão bonitas e interessantes, e com certeza você irá se arriscar em dar uma olhadela.

Nota Importantíssima:
Lembre-se marido, se você não elogiar, não enxergá-la, sua esposa estará exposta a certas situações em que outras pessoas poderão fazê-lo e você poderá não ficar muito satisfeito com os resultados (certas pessoas fazem elogios a outras sem ter melhores intenções).

A segurança de sua esposa é saber que ela tem sua afeição permanente.
Planeje horas de lazer juntos, programe tempos prolongados de conversa; pode até parecer tempo jogado fora, o assunto não ser tão interessante, mas para ambos é importantíssimo.

Reserve um tempo para oração juntos.

Valorize as opiniões de sua esposa

• Não tome decisões do lar sem ouví-la primeiro;

• Passe tempo criativo e qualitativo com os filhos, sua esposa admira você por isso;

• Veja sua esposa como “vaso frágil”;

• Esteja sempre alerta às ciladas do diabo para ataca sua esposa.

Que bom se ele soubesse...

• que a esposa precisa sentir que tem grande valor na vida do marido, sendo mais importante que a mãe, amigos, secretária, emprego, etc.

• que a esposa precisa de comunicação aberta e franca;

• que a esposa precisa ser elogiada, para que se sinta parte integrante do marido;

• ela precisa saber que sua opinião é valiosa a ponto do marido discutir com ela antes de tomar decisões.

“O homem só se sai bem quando ama e trata bem sua mulher”.

VII-O amor do homem pela mulher

1. Amor voluntário:
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 02:20.

2. Amor profundo:
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. João 15:13.

3. Amor sacrificial:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
João 03:16.

4. Amor incondicional:
“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”. I João 04:19.

VIII-O amor é a base para o ajustamento conjugal

AMOR + ACEITAÇÃO + RENÚNCIA = HARMONIA
Nota: Os três primeiros anos de vida conjugal são decisivos – para os irmãos recém-casados.

IX-A crise do amor é a crise conjugal

“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. Mateus 24:12.

Nota: Essa crise pode ser derivada do aumento da incrível imoralidade,
desrespeito e rebeldia contra Deus. A perversão sexual, a fornicação, o adultério, a pornografia, as drogas, as músicas ímpias e a diversão sexual; poderá trazer uma grande crise conjugal, pois o pecado do mundo atrai muitos homens nesta hora de dificuldades conjugais.

“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”. Apocalipse 02:04.

Na passagem acima podemos ser advertidos quanto ao primeiro amor apaixonado – pela querida esposa.

1. O que acontece quando acaba ou se esfria o amor?

2. Por que o amor se esfriou?

3. Você sabia que o amor não se compra?

4. Quem foi responsável pela morte do amor?

Nota: Irmãos, lembrem-se do acontecido com Adão e Eva.

X-O amor é...

1. Dinâmico, ativo, com grande força.


2. Vivo

3. Expressivo

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viveremos para ele, e faremos nele morada”. João 14:23.

“Eis o que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo”. Apocalipse 03:09.

4. Efésios capítulo 05 sugere três formas de se expressar este amor:

4.1-Através da proteção e cuidado, vers. 24 a 29

“De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborrece a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja."

4.2-Através da preocupação com a santificação da esposa, vers. 25 a 27

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificandoa
com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas
santa e irrepreensível.”

4.3-Através do trato ou tratamento especial, vers. 28

“Assim devem os maridos amar suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”.

“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. I Pedro 03:07.

Pensamentos:

“Muitas vezes amar significa levar um copo de água ao cônjuge no meio da noite”.

“Ame sua esposa a ponto de tratá-la com mais respeito do que você trata seus amigos”.

“Quando o homem ama sua esposa, está fazendo um bem para si mesmo”.

“Todas as mulheres gostam de receber flores”. Qual foi a última vez que você ofereceu flores para sua esposa?

XI-O que nutre o amor?

“Diga não aos ciúmes, pois ele é veneno...”

_ Atração mútua, física e mental;
_ Confiança mútua;
_ Respeito mútuo;
_ Aceitação mútua;
_ Domínio pessoal;
_ Perdoar-se mutuamente;
_ Ideal a alcançar;
_ Capacidade de dialogar;
_ Se dar ao outro sempre.

XII-Liderança do marido

“Porque o marido é o cabeça da mulher...”
A Bíblia nos ensina que o marido tem que ocupar a posição de autoridade (líder) no lar e do amor.

Nota: Agora se o marido sempre foi relapso em relação ao governo de sua casa, e perdeu a confiança da esposa e dos filhos, causando-lhes dores, tribulações e até mesmo necessidades, este homem deve conquistar novamente esta posição que Deus lhe deu. Por isso deve orar para que seja recolocado como homem justo e de confiança de todos da família.

Quero que os irmãos(ãs) entendam que depois da conquista, o tal homem deve ser honrado com o privilégio da posição.

XIII-O que não é autoridade

1. Não é ditadura;

2. Não agir faltando com respeito;

3. Não é tomar as decisões sozinho (a mulher é sua “sócia”);

4. Não é autoritarismo.

Como não se deve liderar – Marido

1. O ditador – usa a posição para controlar a família;

2. O marido democrático – as decisões são baseadas em votações;
Obs: Deve-se discutir tudo e depois o marido é quem dá a palavra final, e não se fazer votações.

3. Teimoso – ele nunca admite estar errado;

4. Insensível – ele não demonstra percepção sábia no lar;

5. Silencioso – governa seu lar sem comunicação verbal;

6. Explosivo – a família nunca sabe quando ele vai explodir;

7. Irritado – está sempre zangado;

8. Crítico – em tudo ele vê algo errado;

9. Indeciso – nunca toma decisões;

10. Preguiçoso – espera tudo da esposa e família;
Nota: Esse pode estar com os dias contados.

11.Ciumento – tudo pra ele é motivo de desconfiança;
Nota: Perigo! Pode até haver agressão física.

12.Camaleão – a cada momento pode mudar, conforme a situação;

13. Liberal – Para este tudo é natural e tudo pode, desde que não cause ferimento em seu orgulho, etc.

XIV-O que é autoridade?

1. É responsabilidade (o mordomo ou servo);

2. É liderar com soberania, humildade e direção do Espírito Santo;

3. É ser o exemplo, modelo para a família.

“E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será derradeiro de todos os servos e o servo de todos”. Marcos 09:35.

.Como se deve liderar

PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA:

1. Alguém que sabe aonde vai e é capaz de levar os outros consigo;

2. Alguém que tem alvos para si mesmo e para sua família;

3. A prova de uma boa liderança é o que os outros são e fazem, como resultado daquilo que você é e faz.

Ingredientes importantes na liderança:

1. Presença – do marido no lar;
2. Prioridade – a família e o lar em Deus;
3. Autoridade – santa do marido no lar;
4. Percepção – o marido atento à sua família;
5. Comprometimento – o marido comprometido com seus alvos, para si mesmo e para sua família.

Áreas importantes na liderança:

1. Amor – o homem inicia o amor;
2. Emoção – o homem deve estabelecer o clima emocional no lar;
3. Espiritualidade – o homem é o sacerdote no seu lar.

CONCLUSÃO FINAL, O MARIDO IDEAL:

1. Ama
2. Compreende
3. Perdoa
4. É convertido
5. Romântico
6. Sincero
7. Cavalheiro
8. Trabalhador
9. Honesto
10. Fiel
Nota: Cavalheiro

“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.
I Pedro 03:07

A sociedade de hoje está precisando do renascimento do cavalheirismo, os homens devem estudar e praticar isto e as mulheres esperar e aceitar.

“E o Senhor vos aumente, e faça abundar em caridade uns para com os outros, e para com todos, como também abundamos para convosco.”

I Tessalonicenses 03:12

Pergunta:
QUAL SERIA A NOTA QUE A SUA ESPOSA LHE DARIA COMO MARIDO?
(DE 0 A 10)



“Esta nota fica entre você e o seu coração!”

2 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ... RETIRADO DA APOSTILA DO MINISTÉRIO MMI (CASADOS PARAS SEMPRE). SOU SOLTEIRA, VIU GENTE? MAS OUÇO TODO MUNDO FALANDO MUITO BEM DESSE CURSO. COMO IGREJAS FORTES E SADIAS SÃO RESULTADO DE FAMÍLIAS TB FORTES E SADIAS, RESOLVI POSTÁ-LOS AQUI. UM GRANDE BJO A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. É com muita alegria que retorno ao seu blog.
    Fiquei feliz que voltou a postar, saiba que serei sua incentivadora neste sentido. Suas mensagens são abençoadoras e biblicamente legítima.

    Estou divulgando o seu blog no meu espaço. Gostaria que se possível você também me honrasse seguindo-me e também divulgando o meu blog.

    Da sua irmã em Cristo,
    Lucy Araújo "Fruto do Espírito".

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir